O Rancho Folclórico Senhora do Extremo foi fundado em Abril de 1983 Por “ Manuel A. Borges Machado e Manuel A. Dias Lameira”, com a colaboração daqueles que participavam no mesmo, assim como de outras pessoas que gentilmente cederam os locais para os primeiros ensaios,
Fez a sua primeira actuação em público na Festa de são jorge no ano de 1983 em tourencinho, sendo desde antão solicitado a participar em diversos encontros, romarias e festas que se realizavam nesse tempo.
O Rancho Folclórico Senhora do Extremo, apresenta-se com traje dos camponeses, traje do Malhador de Centeio, traje da Dona de casa, traje das Pessoas de apoio ao campo, traje do Manuseamento da lã de ovelha, o famoso traje de noivos e traje de domingar. Todos estes trajes que transportamos do passado têm a sua história.
A tocata é composta por instrumentos tradicionais tais como acordeões,consertinas, violas, cavaquinho, bombo, reca, ferrinhos e pandeiro.
O seu repertório é composto por danças de romaria, festas, terreiro e fins de trabalhos afrícolas: vira, malhão e rusgas.
As danças não têm história. Todas elas nos falam da história que foi e é escrita todos os dias, nos trabalhos do campo, pelo seu povo.
Canções regionais, compostas por solo e coro, cantadas a caminho das romarias, nos terreiros, nas desfolhadas, nas fiadas, matanças do porco e nos campos, durante os trabalhos agrícolas.
Este grupo é normalmente composto por 45 elementos, 24 mulheres e 21 homens, com idades compreedidas entre os 6 e 70 anos.
O nosso grupo possui alguns troféus, que testemunha o seu valos folclórico.
Estamos vocacionados para recolher, preservar e divulgar os usos e costumes dos nossos antepassados.
“Continuaremos a dar uma imagem do Antigamente ainda tão presente”